Xi pede que jovens chineses "sirvam" áreas rurais enquanto a crise de desemprego persiste em meio à guerra tarifária
À medida que a economia chinesa continua a se deteriorar, os jovens podem se rebelar, previu um analista

Tradução: Heitor De Paola
À medida que a economia debilitada da China enfrenta cada vez mais obstáculos, o líder do Partido Comunista Chinês (PCC), Xi Jinping, pediu novamente aos jovens chineses que procurem trabalho no campo.
A mídia oficial do PCC informou em 3 de maio, véspera do “Dia da Juventude” da China, que Xi enviou uma carta a um grupo de professores voluntários em um internato remoto na região de Xinjiang.
Xi teria dito que “nos últimos anos, tem havido cada vez mais jovens indo para áreas rurais ou de fronteira para servir”. Ele apelou aos jovens de todo o país para que “vão para onde a pátria e o povo mais precisam de vocês para brilharem e darem o seu melhor”.
Xi e as autoridades do Partido têm repetidamente incentivado os jovens chineses a procurar trabalho em áreas rurais em meio às fracas perspectivas para eles na economia em geral.
Em uma carta aos estudantes universitários em 2023, Xi encorajou os jovens a irem para o campo, já que a taxa de desemprego entre os jovens urbanos chineses de 16 a 24 anos atingiu uma alta histórica de 21,3% em junho daquele ano, com 11,58 milhões de graduados universitários entrando no mercado de trabalho.
No mesmo ano, o Comitê da Liga da Juventude Comunista da Província de Guangdong planejou organizar 300.000 jovens para se mudarem para o campo nos três anos seguintes. O anúncio evocou memórias sensíveis para muitos chineses.
De 1968 a 1978, cerca de 17 milhões de estudantes chineses de ensino superior e médio, conhecidos como “jovens rejeitados”, foram enviados à força para o campo para serem “reeducados por camponeses pobres e de classe média baixa”.
Muitos desses estudantes eram Guardas Vermelhos, que estavam ativos no início da Revolução Cultural. Os Guardas Vermelhos, compostos por estudantes universitários e do ensino médio, formaram grupos militantes em todo o país. O então líder do PCC, Mao Zedong, os mobilizou para atacar autoridades que ele considerava não revolucionárias o suficiente. Sua missão também incluía eliminar todos os resquícios da cultura tradicional chinesa e expurgar da sociedade todos os elementos supostamente burgueses por meio da violência, de 1966 a 1968.
No processo, eles destruíram templos, artefatos e edifícios históricos, e submeteram autoridades, intelectuais e outros a espancamentos.
Depois que Mao recuperou o controle total do regime de seus rivais políticos dentro do PCC por meio do movimento, o grande número de Guardas Vermelhos, tendo perdido sua utilidade, tornou-se uma ameaça potencial ao regime. Essa situação surgiu porque as escolas foram fechadas durante a Revolução Cultural, deixando-os desempregados em meio a uma recessão econômica e pobreza generalizada. Consequentemente, Mao os realocou à força para o campo e áreas remotas.

Este ano, espera-se que o número de graduados universitários chegue a 12,22 milhões, estabelecendo um novo recorde, enquanto a crise de desemprego entre graduados universitários na China continua dos anos anteriores.
Pedidos caem, empregos estão em risco
Como os Estados Unidos impuseram novas tarifas pesadas à China, muitas empresas chinesas voltadas à exportação tiveram uma queda acentuada nos pedidos, levando as fábricas a suspender a produção. Dezenas de milhões de empregos podem ser perdidos na China se as tarifas não forem reduzidas significativamente em breve, aumentando a pressão sobre um mercado de trabalho já desolado.
Com um número recorde de estudantes universitários se formando neste verão, analistas disseram que a pressão de Xi para que os jovens vão para áreas rurais para trabalhar é para a estabilidade política do regime comunista e para encobrir as persistentes dificuldades de desemprego nas cidades.
Sheng Xue, um escritor e ativista sino-canadense, disse ao The Epoch Times em 4 de maio que o PCC vê um grande número de jovens desempregados nas cidades como uma ameaça potencial ao seu regime.
“A defesa de Xi Jinping para que os jovens vão para o campo para trabalhar é essencialmente usar os métodos da era Mao Zedong para resolver a atual crise política e econômica”, disse ela.
Sheng disse que, além de encobrir a crise do desemprego nas cidades, as autoridades estão tentando manter a estabilidade do regime empurrando os jovens para o campo para "dispersá-los, absorvê-los e isolá-los". Ela disse que um grande número de jovens chineses desempregados são considerados “fatores potencialmente desestabilizadores” pelo regime.
O comentarista independente de atualidades Cai Shenkun disse ao The Epoch Times em 4 de maio que as exportações da China estão estagnadas em todos os setores, a demanda econômica interna está fraca e os universitários não conseguem encontrar emprego, "então as autoridades só podem adotar essa abordagem para desviar os jovens para as áreas rurais".
“Mas esta é uma solução temporária”, disse ele.
Cai disse que se Xi não tivesse ido contra grande parte do mundo e não tivesse seguido o caminho de Mao, a economia da China não teria enfrentado problemas tão grandes.

Sheng disse que quando a economia da China se deteriora ainda mais, a pressão pela sobrevivência básica aumenta e a opressão se intensifica, o que pode levar os jovens chineses a se rebelarem contra o regime.
“Se o número de cidadãos despertos for grande o suficiente, isso levará a um novo movimento social”, disse Sheng.
Mas ela ressaltou que “isso também exige que as pessoas de base, os trabalhadores, o grupo intelectual, aqueles com consciência dentro do sistema do PCC, bem como as forças estrangeiras e a comunidade internacional, formem uma aliança para acabar com a tirania do PCC”.
Tang Bing e Luo Ya contribuíram para esta reportagem.Alex Wu é um escritor americano do The Epoch Times com foco na sociedade chinesa, cultura chinesa, direitos humanos e relações internacionais.
https://www.theepochtimes.com/china/xi-calls-on-young-chinese-to-serve-rural-areas-as-unemployment-crisis-persists-amid-tariff-war-5854186