Zeldin da EPA encerra tecnologia start/stop em carros: "Todo mundo odeia"
NEWSMAX - Sandy Fitzgerald - 14 MAIO, 2025
O administrador da Agência de Proteção Ambiental, Lee Zeldin, diz que a agência planeja eliminar a tecnologia start/stop em veículos, pois "todo mundo odeia isso".
"Tecnologia start/stop: onde seu carro morre em cada sinal vermelho para que as empresas ganhem um troféu de participação climática", disse Zeldin no X esta semana, com a publicação gerando mais de 8 milhões de visualizações, relata o New York Post na quarta-feira.
"A EPA aprovou, e todo mundo odeia, então estamos consertando", acrescentou Zeldin.
A EPA não exige que as montadoras adotem a tecnologia start-stop em seus veículos, mas fornece créditos extras para economia de combustível para empresas que adotam o recurso.
O recurso foi adicionado aos carros nos últimos anos para desligar os motores de combustão interna quando eles param em um sinal vermelho, com os proponentes alegando que a tecnologia permite que os motoristas economizem combustível e, ao mesmo tempo, reduzam a poluição.
Mas os críticos dizem que o recurso desgasta os motores e as baterias dos carros mais rapidamente.
A tecnologia de "redução de CO2 fora do ciclo" vem de uma regra federal que foi proposta pelo então presidente Barack Obama em 2012, mas só entrou em vigor cinco anos depois, quando novos padrões de economia de combustível, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, entraram em vigor.
O número de veículos com o recurso cresceu de apenas 1% para 45% entre 2012 e 2021 e, até 2023, até 65% dos novos veículos tinham a tecnologia incluída.
De acordo com estimativas anteriores da EPA, a tecnologia melhora a economia de combustível entre 4% e 5%, mas um porta-voz da EPA disse que o recurso não mostrou nenhuma redução clara nas emissões.
No entanto, o Battery Council International relatou que os sistemas eliminaram quase 10 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano até 2023.
Se a EPA decidir interromper a tecnologia, as montadoras não receberão os créditos para produzir o recurso em novos modelos de automóveis.
Zeldin tem como alvo outros incentivos fiscais relacionados ao clima, incluindo alguns de Nova York, bem como subsídios verdes oferecidos pelo governo Biden como parte de seu impulso para energia renovável.
Zeldin, um ex-representante republicano da Câmara de Nova York, acusou a governadora democrata Kathy Hochul de acabar com a extração segura de gás natural, interromper conexões de gás em novas construções e proibir fogões a gás, ao mesmo tempo em que tenta cortar as vendas de veículos movidos a gás e bloquear a construção do novo oleoduto Constitution.
Sandy Fitzgerald has more than three decades in journalism and serves as a general assignment writer for Newsmax covering news, media, and politics.