Zelensky diz que as eleições na Ucrânia poderiam acontecer se fossem financiadas pelo Ocidente
Ele disse anteriormente que eleições não podem acontecer sob lei marcial
ANTIWAR.COM
Dave DeCamp - 27 AGOSTO, 2023
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no domingo que as eleições ucranianas poderiam acontecer em tempo de guerra se Kiev receber financiamento dos seus apoiantes ocidentais e os legisladores da Ucrânia estiverem dispostos a realizar uma votação.
Zelensky disse anteriormente que as eleições não podem acontecer porque são proibidas pela constituição da Ucrânia durante a lei marcial, que foi recentemente prorrogada até 15 de novembro. As próximas eleições parlamentares da Ucrânia estão marcadas para outubro de 2023, e as próximas eleições presidenciais deverão ser realizadas em março. 2024.
Espera-se que a lei marcial seja estendida até 2024, pois não há sinais de que a guerra terminará tão cedo. A lei marcial da Ucrânia proíbe homens com idades entre 18 e 60 anos de deixar o país. Em março de 2022, Zelensky usou os seus poderes de lei marcial para proibir 11 partidos da oposição e nacionalizar os meios de comunicação televisivos.
Zelensky fez os comentários no domingo em resposta aos apelos do senador Lindsey Graham (R-SC) para que a Ucrânia realizasse eleições em 2024. O líder ucraniano reconheceu que o seu país poderia perder algum apoio ocidental por não realizar eleições enquanto a guerra estava a ser vendida. como uma batalha para defender a democracia.
“A lógica é que se estamos a proteger a democracia, então temos de pensar nesta protecção mesmo em tempos de guerra. As eleições são uma das proteções. Mas há uma razão pela qual as eleições são proibidas por lei durante a guerra – é muito difícil realizá-las”, disse ele, segundo o Ukrainska Pravda.
Zelensky disse que disse a Graham, quando o senador agressivo visitou Kiev na semana passada, que a Ucrânia poderia realizar eleições se os legisladores concordassem em mudar a lei, e os EUA e a Europa pagassem a conta para pagar os observadores eleitorais na linha de frente e fornecer acesso de voto a milhões de pessoas. refugiados que vivem no estrangeiro.
Zelensky disse que as eleições em tempos de paz custaram 5 mil milhões de hryvnia (135 milhões de dólares) e que não tinha a certeza de quanto custaria realizá-las em tempos de guerra. O líder ucraniano acrescentou que não usaria dinheiro destinado a armas para realizar uma votação. “Não vou tirar dinheiro das armas e dá-lo às eleições”, acrescentou.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >