Zelensky sobre Starlink-Gate: Musk “cometendo o mal” e impulsionado pelo “grande ego”
Musk "cometeu" e "permitiu o mal" ao negar a capacidade de Kiev de lançar ataques massivos de drones na Crimeia no ano passado,
ZERO HEDGE
TYLER DURDEN - 9 SET, 2023
Em meio à controvérsia contínua sobre Elon Musk ter tomado anteriormente a decisão de impedir Kiev de utilizar satélites Starlink para atacar a Crimeia, o gabinete de Zelensky atacou no que poderíamos chamar de um momento de “morda a mão que o alimenta”.
Musk "cometeu" e "permitiu o mal" ao negar a capacidade de Kiev de lançar ataques massivos de drones na Crimeia no ano passado, disse Mikhail Podoliak, assessor sênior do presidente Zelensky, na sexta-feira. Ironicamente, ele escreveu esta acusação na plataforma X, de propriedade de Musk. Aqui está o que ele disse, enquadrando as linhas mais contundentes sugerindo que Musk está fazendo o "mal"... desajeitadamente na forma de uma pergunta (provavelmente temendo que Musk pudesse pelo menos a qualquer momento, desligue completamente as comunicações Starlink da Ucrânia):
“Às vezes, um erro é muito mais do que apenas um erro”, escreveu Podoliak. “Ao não permitir que drones ucranianos destruíssem parte da frota militar russa (!) por meio da interferência do Starlink, Elon Musk permitiu que esta frota disparasse mísseis Kalibr contra cidades ucranianas.”
"Como resultado, civis e crianças estão a ser mortos. Este é o preço de um cocktail de ignorância e de grande ego. No entanto, a questão permanece: porque é que algumas pessoas querem tão desesperadamente defender os criminosos de guerra e o seu desejo de cometer homicídios? E eles agora percebem que estão cometendo o mal e encorajando o mal?”
Na recontagem, Musk apontou em meio a uma avalanche de "indignação" da grande mídia que—
“A intenção óbvia é afundar a maior parte da frota russa fundeada”, escreveu ele no X, anteriormente conhecido como Twitter.
“Se eu tivesse concordado com o pedido deles, a SpaceX seria explicitamente cúmplice de um grande ato de guerra e escalada de conflitos”.
Mas para Zelensky e seus assessores, isso aparentemente é “mau”. Nós nos perguntamos o que vem a seguir nesta saga. Alguns online chegam ao ponto de pedir ao governo dos EUA que "nacionalize" os sistemas da SpaceX que pertencem à Ucrânia...
* * *
Como Elon Musk aparentemente se tornou Donald Trump - no sentido de que qualquer mentira/reviravolta/ilusão servirá para promover a narrativa, não importa quão falsa seja - na noite passada a grande mídia foi sobrecarregada com acusações justificadas de que Musk intrometeu-se na guerra Ucrânia-Rússia para impedir uma ofensiva dirigida por Zelenskyy (que provavelmente teria virado a guerra e saudado os desfiles de vitória pelas ruas de Kiev).
Ok, admito que a última parte foi uma hipérbole; mas dada uma leitura rápida das manchetes da CNN e da NBC, poderíamos ser perdoados por esta opinião.
Elon Musk ordenou secretamente que seus engenheiros desligassem a rede de comunicações por satélite Starlink de sua empresa perto da costa da Crimeia no ano passado para interromper um ataque furtivo ucraniano à frota naval russa, de acordo com um trecho adaptado da nova biografia de Walter Isaacson do excêntrico bilionário intitulada “Elon Almíscar."
À medida que os drones submarinos ucranianos carregados de explosivos se aproximavam da frota russa, “perderam a conectividade e chegaram à costa inofensivamente”, escreve Isaacson.
A NBC começou com a seguinte manchete: A Ucrânia está furiosa com Elon Musk por frustrar um ataque à marinha russa
O bilionário da tecnologia Elon Musk foi atacado pela Ucrânia depois que se descobriu que ele frustrou um grande ataque à marinha russa.
De acordo com trechos publicados pela CNN, uma biografia do CEO da SpaceX, que será lançada em breve, afirma que Musk ordenou secretamente a seus engenheiros que desligassem sua rede de satélites Starlink sobre a Crimeia ocupada pela Rússia no ano passado, a fim de evitar um ataque de drone ucraniano em A frota naval da Rússia.
A grande mídia não precisou ir muito longe para encontrar alguém disposto a denegrir Musk:
Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelenskyy, criticou o bilionário da tecnologia no X, antigo Twitter, de propriedade de Musk.
“Às vezes, um erro é muito mais do que apenas um erro”, escreveu Podolyak.
“Ao não permitir que drones ucranianos destruíssem parte da frota militar russa (!) através da interferência #Starlink, @elonmusk permitiu que esta frota disparasse mísseis Kalibr contra cidades ucranianas”, acrescentou.
“Como resultado, civis e crianças estão sendo mortos”, disse Podolyak.
“Este é o preço de um coquetel de ignorância e grande ego. Contudo, a questão permanece: porque é que algumas pessoas querem tão desesperadamente defender os criminosos de guerra e o seu desejo de cometer homicídios? E eles agora percebem que estão cometendo o mal e encorajando o mal?”
Isaacson cita Musk na época questionando “Como estou nesta guerra?”
“Starlink não foi feito para se envolver em guerras. Foi para que as pessoas pudessem assistir Netflix e relaxar, ir à escola e fazer coisas boas e pacíficas, não ataques de drones.”
Algumas perguntas rápidas - como Musk saberia - preventivamente - do ataque e optaria por desativar o Starlink? A informação dele é melhor que a de Putin; melhor que o da CIA?
O giro aqui é totalmente alucinante.
Na verdade, de acordo com Musk - que respondeu às acusações no X, os detalhes são exatamente o oposto de como a CNN os descreveu...
Na verdade, Musk NUNCA ativou o Starlink nessas zonas fronteiriças controversas - exatamente por esta razão, pois temia que o uso desta tecnologia perto das fronteiras pudesse provocar uma escalada na guerra.
Na verdade, Musk não “desligou o Starlink”, mas recusou-se a “ligar o Starlink” para a ofensiva da Ucrânia.
O que faz mais sentido para você – o homem mais rico do mundo desligando unilateralmente o acesso à Internet para impedir preventivamente um ataque secreto da Ucrânia à Rússia, num movimento ao estilo Blofeld? Ou o CEO de uma grande empresa de comunicações que se recusa a permitir que a sua tecnologia seja usada para escalar uma guerra que poderia muito bem levar ao armagedom?
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >